Biografia

Nascida em 1971, Joana Vasconcelos é uma artista plástica reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais, com uma prática de 25 anos se estende ao desenho e ao vídeo. A sua obra atualiza o movimento de artes e ofícios para o século XXI; incorporando objetos do dia a dia, com humor e ironia, estabelecendo a ponte entre o ambiente privado e a esfera pública, questionando o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva.

 

A aclamação internacional chegou com a primeira Bienal de Veneza curada por mulheres, em 2005 com A Noiva. Em 2013 voltou a chamar a atenção com Trafaria Praia, o primeiro pavilhão flutuante da história do certame, a representar Portugal. A mais jovem artista e primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes, em 2012 a sua exposição foi a mais visitada em França em 50 anos, com um número recorde de 1,6 milhões de visitantes. Em 2018, tornou-se na primeira artista portuguesa a ter uma exposição individual no Guggenheim de Bilbau, que foi também uma das mais visitadas da história do museu e a quarta melhor desse ano para o The Art Newspaper

 

2022 encontra-a a preparar, entre outras obras, uma Árvore da Vida para a Capela do Castelo de Vincennes em Paris (inserida na Temporada Portugal França) e o seu projeto mais ambicioso até à data: o Bolo de Noiva para a Waddesdon Manor de Lord Jacob Rothschild (em Inglaterra).

 

 


ARTISTA REPRESENTADA POR:

Casa Triângulo, Brasil
Galería Horrach Moyà, Espanha
Galerie Scheffel, Alemanha
Galerie Valérie Bach/La Patinoire Royale, Bélgica

Gowen Contemporary, Suíça
Albion Barn, Inglaterra, Reino Unido
Richard Taittinger Gallery, EUA

Gallery Gérard Lasés, Hong Kong, China                                                 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES:
 

Instagram

Facebook

YouTube

LinkedIn


fundacaojoanavasconcelos.com

vasconcelostrafariapraia.com
vasconcelos-versailles.com

popgalo.com